quem somos

Cael e Mônica, por Gleeson Paulino

O Movimento Ecochic foi idealizado e é realizado por Mônica Horta [diretora criativa] e Cael Horta [diretora executiva] .

Cael Horta é uma visionária. Possui um perfil multifacetado, conquistado por enriquecedoras experiências profissionais e pessoais.
Depois de crescer atuando lado a lado com Mônica Horta em muitas frentes ligadas ao mundo da arte e moda, foi assistente de produção da Erika Palomino, inclusive na exposição “Melissa Eu!”; assistente de curadoria da Maria Montero na exposição “Red Bull House of Art” e assistente da Heloisa Passos, diretora da série para televisão “Caminhos”.
Fez ainda a curadoria da exposição “O boom na moda brasileira” e a curadoria da exposição fotográfica “Somnium Lunae” de Gleeson Paulino.
Além da produção do Movimento Ecochic, suas atuações profissionais no momento também passeiam pelo cinema, fotografia, artes gráficas e produção de moda, idealização e desenvolvimento de projetos e eventos sustentáveis.

Mônica Horta é uma idealista. Um de seus orgulhos é ter sido batizada na “igrejinha de Pampulha”, em Belo Horizonte, cidade onde nasceu, e por isso desde sempre trazer como inspiração a ótica artística/modernista dos gênios Portinari, Niemeyer e Burle Marx.
Aos 13 anos “modelava”, aos 15 tornou-se artesã de acessórios de moda, aos 17 escreveu sua primeira coluna em jornal, aos 19 fez sua primeira exposição de artes plásticas, aos 22 fez curso de estilismo, aos 24 começou sua carreira como jornalista de moda, e não parou mais de fazer tudo isso junto, ao mesmo tempo.
Já em sua primeira exposição individual de Wearable art, “Coletes”, fez um protesto sobre uso de peles na moda; daí pra frente, o envolvimento com cultura sustentável norteou a sua vida pessoal e profissional. Após estudar estilismo no Senac, fez figurinos de peças inspiradas na obra do Manoel de Barros, e também pra cinema e televisão. Embasada em cursos de história da arte, produziu todas as obras de arte de suas exposições, individuais e coletivas, com reaproveitamento de materiais, tendo exposto inclusive na Argentina.
Como jornalista, consultora e produtora de moda, seja pra imprensa escrita, televisiva ou web, sempre tratou moda e comportamento enfatizando o respeito ao estilo individual, e compras inteligentes/conscientes, e não deixou de se envolver com o tema sustentabilidade, tendo feito cursos paralelos de aperfeiçoamento, inclusive com o renomado jornalista Washington Novaes. Acreditando que a cultura é algo que humaniza as pessoas, idealizou e realizou muitas ações, com o intuito de divulgar os talentos criativos em vários segmentos, e também eventos socioambientais, entre eles o “Bonito Bacana”, no ano 2001, na cidade de Bonito, quando ainda o tema eco não estava “na moda”.
Fruto da sua pesquisa feita por mais de duas décadas sobre cultura popular, desenvolve também uma oficina de customização, que é o seu projeto pessoal de responsabilidade socioambiental, e mantém seu empenho pelo reconhecimento de fazeres e saberes tradicionais do Brasil.
Seu último trabalho como ecodesigner foi a exposição itinerante de fotos/arte sustentável “O boom na moda brasileira”, que conta a história recente da moda brasileira, através de mais de 60 registros autorais exclusivos de grandes nomes, do começo da década de 90 até 2010, e aconteceu em 2011 nas Lojas Fnac em São Paulo.
Como jornalista, atuou durante os últimos dois anos [2010 a 2012] escrevendo sobre estilo sustentável no principal portal de moda e comportamento do País e referência mundial, o ffw.com.br, em sua coluna Ecostyle. Atualmente está se dedicando exclusivamente à “transformação” da sua exposição “O boom na moda brasileira” em um livro, que será lançado ainda este ano.
Como empresária, presta consultorias e assessorias através da Mônica Horta – ideias e soluções sustentáveis, e realiza o Movimento Ecochic, que é nada mais nada menos do que a união de todas as suas vivências. É a realização do seu sonho. O seu modo de criar o futuro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s